Os novos gestores escolares do Distrito Federal, escolhidos por voto direto das comunidades, foram empossados pessoalmente pelo governador Agnelo Queiroz, na última segunda-feira, 10 de setembro.
Diretores, vice-diretores e conselheiros foram escolhidos por voto direto de 260 mil votantes, entre pais, alunos, professores e servidores das 649 escolas onde houve o pleito.
O processo de gestão democrática teve início com a regulamentação para composição das comissões eleitorais – local e regional – observando pressupostos básicos na escolha dos gestores e atendendo amplamente às reivindicações da comunidade por uma gestão democrática que há dez anos não existia do Distrito Federal.
A partir de agora, os gestores serão submetidos a um processo de capacitação de 180 horas, como parte do investimento do GDF na qualificação da gestão e dos gestores.
Ao discursar no ato de posse, o governador afirmou que o objetivo de seu governo é garantir mais autonomia às instituições educacionais, inclusive autonomia financeira, para que possam dar solução a problemas emergenciais. Agnelo Queiroz convidou os eleitos a assumirem o compromisso de, junto ao GDF, zerar o analfabetismo no DF e colaborar na instituição da escola de tempo integral.
Agnelo anunciou que até o fim deste ano vai liberar para as escolas R$ 40 milhões para investimentos. Cada instituição deverá receber o montante de acordo com as necessidades e estruturas a serem cuidadas por suas respectivas direções. Foi anunciada também a construção de 200 parques de diversões nas escolas de ensino infantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário