segunda-feira, 11 de julho de 2011

Insegurança amplificada


A segurança pública se tornou a principal pauta dos noticiários locais e nacional. Toda a mídia, com destaque para o Rádio e a Televisão, exerce forte influência na percepção da realidade que vivemos e afeta diretamente, de forma consciente ou inconsciente, o comportamento da maioria das pessoas.
A sensação de medo é um processo do inconsciente ligado ao nosso instinto de sobrevivência, porém quando ele é exacerbado passar a ser um forte agente limitador do nosso poder de decisão e liberdade. Assim como as drogas tira a capacidade individuas de decidir o medo decorrente da exposição excessiva, pelos meios de comunicação, das barbáries humanas no nosso cotidiano tem levado ao pânico grande parcela da nossa população.
Somente como exemplo, a população do Distrito Federal e Entorno é de aproximadamente (4) quatro milhões de pessoas, então pergunto, em um contingente populacional tão expressivo não existem ações positivas individuais ou coletivas que mereçam destaque no noticiário?
O que vemos e ouvimos diariamente nos telejornais são destaques para os roubos, furtos, latrocínios, assassinatos, tráfico de entorpecentes e cenas de violência, entremeados por acidentes de trânsito e atos de corrupção. O que sem dúvida alguma amplifica a nossa sensação de insegurança.
Não devemos tapar os olhos para todo isso que ocorre no seio da nossa sociedade, mas não aguentamos mais tanta apologia à violência. Vamos amplificar a difusão das artes, das ações solidárias entre as pessoas e as de respeito ao meio ambiente, ações que nos deem prazer de acordar o dizer bem alto Bom dia Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário