domingo, 27 de novembro de 2011

Para não esquecer

Como derrubar uma CPI
Segundo Durval Barbosa, o presidente da Câmara Legislativa do DF, Leonardo Prudente, exigiu vantagens de Arruda para frear comissão de inquérito
MURILO RAMOS

CAIXA DOIS

Prudente disse que dinheiro nas meias ('por questão de segurança') era 'dinheiro não contabilizado' de campanha
O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, Leonardo Prudente (DEM), filmado ao guardar dinheiro nas meias, teve papel preponderante para barrar a CPI Digital, que investigaria suspeitas de fraudes em contratos milionários do governo José Roberto Arruda com empresas de informática da cidade. É o que disse o ex-secretário de Relações Institucionais, Durval Barbosa, em depoimento ao Ministério Público do Distrito Federal.

Segundo Barbosa, para não iniciar os trabalhos da CPI (chamada de CPI do Izalci Lucas – secretário de Ciência e Tecnologia), Prudente exigiu do governador que o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran/DF) fosse retirado da Central de Compras do governo e passasse a fazer suas compras e licitações diretamente. "Com isso, Leonardo Prudente tem mais facilidade de contratar com o Detran/DF da melhor forma para favorecer suas empresas", afirmou Barbosa. Ainda de acordo com o ex-secretário, o Detran já contratou ou contratará uma empresa de Leonardo Prudente, possivelmente a G6, "para prestar serviço de vigilância armada e monitoramento no mesmo contrato". A reportagem não conseguiu entrevistar Prudente.

A CPI Digital foi criada depois que ÉPOCA publicou, no fim de maio, reportagem sobre esquemas de favorecimento em contratos com empresas acusadas de irregularidades, desde o governo de Joaquim Roriz. Relatório produzido pela Controladoria Geral da União (CGU) revelava que empresas beneficiadas pelo governo fizeram doações para a campanha do secretário de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, Izalci Lucas. A CPI foi instalada, mas líderes dos partidos, inclusive do DEM, decidiram retirar os integrantes da comissão.
Fonte: Revista Época http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI107927-15223,00-COMO+DERRUBAR+UMA+CPI.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário